Dúvidas Frequentes:

1) O que é um leilão?

Leilão um processo licitatório onde o Leiloeiro Público coloca a venda através de pregões qualquer bem que lhe for confiado por meio de contrato com autorização ou designado pelo Juiz. O leilão é sempre público; o bem móvel ou imóvel é colocado à apreciação dos presentes, onde se oferecem lances por ele. Trata-se da opção de venda mais transparente e democrática que se tem conhecimento no mercado.

2) Como funciona o leilão?

Um Leilão funciona da seguinte forma: o leiloeiro fará a leitura das condições de venda descritas no edital/catálogo, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. Em seguida vai declarar em voz alta o bem que entrará em disputa e o seu valor mínimo, indagando sucessivamente aos presentes quem dá o lance de maior valor. Após receber os lances, o bem é vendido ao comprador que fez o maior.  

3) Quem pode participar do leilão?

Leilão é um ato público, portanto qualquer pessoa pode participar, podendo ser pessoa física ou jurídica. A condição de participação para a pessoa física é ser maior de 18 anos ou emancipado e estar de posse de RG, CPF, ou seja, estar de acordo com as especificações de cada edital. Em alguns leilões é exigido cadastro prévio e a outros não. Para pessoa jurídica, o representante deverá portar os originais ou cópias autenticadas em cartório do Cartão CNPJ, CPF e Contrato Social.

4) Quais os tipos de leilão?

Existe o Leilão Judicial e o Leilão Extrajudicial.

  • O Leilão Judicial é aquele autorizado por Juiz em processos Judiciais (Varas Cíveis, Justiça Federal). 
  • O Leilão Extrajudicial é o leilão cuja autorização é dada pelo comitente, que pode ser uma Prefeitura, Detran, Exército, Banco, Correio, enfim, empresas públicas ou particulares.
5) O que é um Leilão Presencial?

Esse tipo de leilão é realizado no local informado no Edital.  

6) O que é um leilão on-line?

Leilão realizado somente pela Internet através do nosso site  www.suzanacarvalholeiloes.com. Para participar deste tipo de leilão o interessado deverá estar cadastrado e na condição de ativo junto ao Escritório Ítalo Leilões. Os leilões estarão disponíveis para o envio de lances com vários dias de antecedência. No dia e hora indicados ocorrerá o encerramento online do leilão. Recomendamos aos participantes que acessem o nosso sistema com antecedência e acompanhe até que a situação do leilão esteja disponível para lances.

7) O que é um leilão on-line e presencial (simultâneos)?

Leilão realizado no local informado no Edital e, além disso, os usuários cadastrados e ativos no nosso sistema poderão participar em igualdade de condições com o público presente no local do leilão. É possível o envio de lances pela internet com vários dias de antecedência (10/20/30). Recomendamos aos participantes pela internet que acessem com antecedência (10/20 minutos antes do horário informado) a nossa página e acompanhe até que a situação do leilão esteja disponível na tela do computador. Após isso, siga as instruções que nela constam. No dia e hora indicados ocorrerá o encerramento online do leilão.

8) Posso visitar o bem que tenho interesse?

Sim. Cada edital informará a data e o local de visitação. Para os participantes que se utilizarem da modalidade de leilão on-line, sempre que possível, a imagem do bem estará disponível no site.

9) O que é um lance mínimo?

Lane mínimo é o menor preço estabelecido para o início do pregão.

10) O que é um lance condicional?

Quando for estabelecido o preço mínimo para o lance e venda de bens e os lances não atingirem esse valor, poderão ser aceitos lances condicionais a critério do Leiloeiro, os quais ficarão sujeitos a aprovação posterior da empresa vendedora ou comitente. Os lances condicionais serão válidos pelo prazo de 5 (cinco) dias úteis, após a data do leilão.

11) Arrematei e não paguei. Serei penalizado?

Sim. Ocorrendo desistência ou arrependimento do lance ou proposta, por parte do arrematante, este ficará obrigado a pagar o valor da comissão do leiloeiro informada no Edital, além do valor correspondente a 20% (vinte por cento) sobre o lance ou proposta efetuada, a titulo de multa, a ser revertida em favor da empresa vendedora ou comitente, sem prejuízo de poderem os interessados (leiloeiro e/ou empresa vendedora/comitente), alternativamente, optar pela execução prevista no artigo 39, do dec. 21.981/31.

12) Como comportar-se num evento de Leilão Presencial?

Não é uniforme o comportamento esperado das pessoas em um leilão presencial, se preserva, entretanto, muitas das regras de conduta utilizadas em qualquer evento social. Dos participantes exige-se que algumas atitudes importantes sejam seguidas e respeitadas quando da participação em um leilão, tipo:

Não é necessário convite. O leilão é público. Ele tem a necessidade jurídica de ser aberto a qualquer eventual comprador todavia pode ser necessária a qualificação prévia por meio de inscrição ou outros critérios;

Em caso de interesse real, seja para aprender sobre o conteúdo do pregão ou para comprar, visite antecipadamente a exposição e tome as informações sobre os lotes antecipadamente;

Vestir-se de acordo com o ambiente, hora e o público do evento;

Pontualidade; está é regra básica de qualquer evento social. Quem chega tarde pode simplesmente perder a oportunidade para outro interessado;

Cadastre-se antecipadamente se pretende fazer algum lance ou desejar receber informações em mala direta em sua residência dos próximos leilões;

Ao fazer um lance, deixe clara sua oferta ao leiloeiro. Procure ser discreto para o público e visível para o leiloeiro.

Suba a oferta de acordo com o valor que estiver sendo praticado;

Não faça um lance além de suas posses. O lance no leilão tem o valor de um contrato firmado perante a autoridade: o leiloeiro tem função pública e, portanto, FÉ PÚBLICA.